top of page
Buscar

Novos dirigentes do Coleprecor tomam posse para a gestão 2019


Nova diretoria do Coleprecor. Da esquerda para a direita: os desembargadores Paulo Pimenta (secretário-geral), Eliney Bezerra Veloso (presidente) e Sérgio Murilo Rodrigues Lemos (vice-presidente)

O Colégio de Presidentes e Corregedores dos Tribunais Regionais do Trabalho (Coleprecor) deu posse, nesta quinta-feira (22), aos seus novos dirigentes. Estará à frente da entidade no ano de 2019 a desembargadora Eliney Bezerra Veloso (TRT da 23ª Região). Ela será acompanhada pelos desembargadores Sérgio Murilo Rodrigues Lemos (TRT da 9ª Região), que ocupará a função de vice-presidente, e de Paulo Pimenta (TRT 18ª Região), que comandará a secretaria-geral.

A solenidade de posse foi conduzida pelo presidente do Tribunal Superior do Trabalho (TST) e Conselho Superior da Justiça do Trabalho (CSJT), ministro Brito Pereira, e contou com a presença de outros integrantes da Corte superior, de desembargadores, magistrados do 1º grau e servidores do judiciário trabalhista.


Na fala de abertura, Brito Pereira saudou os novos dirigentes e também aqueles que se despediam. O ministro descreveu o Colégio como “uma instituição que se afirmou ao longo do tempo” e lembrou da necessária proximidade entre as administrações dos regionais com o CSJT e TST. Segundo ele, essa característica tem se mostrado de grande importância e relevância para a condução dos trabalhos. “Estamos, no CSJT, de portas abertas para receber as demandas, porque o Colégio também é um condutor dessas agruras que serão concentradas na figura do presidente”, registrou.


Ao transferir a presidência do Coleprecor, o desembargador Wilson Fernandes (TRT da 2ª Região) fez votos de sucesso à nova diretoria e agradeceu, em nome dos colegas, o Conselho Superior da Justiça do Trabalho e o Tribunal Superior do Trabalho pelo encaminhamento das necessidades. “O Coleprecor vem se firmando como uma instância dos TRTs com o CSJT e TST, especialmente nesses tempos difíceis que temos enfrentando, como a restrição orçamentaria. Essa parceria estreita tem facilitado muito nosso trabalho”, avaliou.


Em sua fala, a presidente empossada Eliney Veloso agradeceu a confiança dos colegas na escolha de seu nome e dos demais membros do novo corpo diretivo. A magistrada destacou que não basta à nova diretoria a tarefa singela de solidificar as conquistas já alcançadas e ampliar as oportunidades de melhoria. “É preciso muito mais: novas ideias e mais ações, coerentes com o ideal do aprimoramento contínuo do Poder Judiciário”.


Nesse sentido, Eliney Veloso acrescentou que é necessário pensar estrategicamente o futuro, afastar as fontes internas de dissenso e estreitar o canal de comunicação com a sociedade. “ É o que esperamos fazer com apoio imprescindível do Tribunal Superior do Trabalho, de cada um dos tribunais membros do Coleprecor, dos desembargadores, juízes e servidores, assim como da Anamatra e das amatras”.


A nova presidente também destacou a importância de não se fechar os olhos para um cenário que inspira atenção, “em que discursos mais acesos, envoltos em premissas equivocadas, questionam o papel e a importância da Justiça do Trabalho”.


Segundo ela, é preciso, por meio de um debate franco, equilibrado e respeitoso, propiciar uma compreensão mais elevada sobre as peculiaridades que envolvem o mundo do trabalho e a finalidade constitucional do ramo especializado do Poder Judiciário. “Vamos posicionar as velas para, de braços dados, conduzirmos a Justiça do Trabalho para águas mais tranquilas e rumo ao seu engrandecimento, transformando esse período de adversidades em oportunidade para promovermos grandes transformações”, conclamou.


Eliney Veloso reconheceu os avanços conquistados pelo Coleprecor desde a sua criação e disse que dará continuidade à trajetória de sucesso das gestões anteriores. Ela também agradeceu à gestão do desembargador Wilson Fernandes. “Tenham a certeza do dever cumprido. Vocês deixarão saudades!” Aos novos presidentes e corregedores que passam a integrar o Colégio, deu as boas-vindas e os conclamou a “se imbuírem do mesmo entusiasmo e espírito colaborativo daqueles que irão substituir, pois tais atributos são marca registrada e indelével desse Colégio”.


Além do desembargador Wilson Fernandes, deixou a diretoria do Coleprecor o desembargador Samuel Hugo Lima (TRT da 15ª Região), que ocupou o cargo de secretário-geral. A função agora será desempenhada pelo desembargador Paulo Pimenta (TRT da 18ª Região), que estava no cargo de vice-presidente.

Comments


bottom of page